Sobre

/*! elementor – v3.6.1 – 23-03-2022 */
.elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=”.svg”]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block}

Jogue aqui

/*! elementor – v3.6.1 – 23-03-2022 */
.elementor-widget-image-box .elementor-image-box-content{width:100%}@media (min-width:768px){.elementor-widget-image-box.elementor-position-left .elementor-image-box-wrapper,.elementor-widget-image-box.elementor-position-right .elementor-image-box-wrapper{display:-webkit-box;display:-ms-flexbox;display:flex}.elementor-widget-image-box.elementor-position-right .elementor-image-box-wrapper{text-align:right;-webkit-box-orient:horizontal;-webkit-box-direction:reverse;-ms-flex-direction:row-reverse;flex-direction:row-reverse}.elementor-widget-image-box.elementor-position-left .elementor-image-box-wrapper{text-align:left;-webkit-box-orient:horizontal;-webkit-box-direction:normal;-ms-flex-direction:row;flex-direction:row}.elementor-widget-image-box.elementor-position-top .elementor-image-box-img{margin:auto}.elementor-widget-image-box.elementor-vertical-align-top .elementor-image-box-wrapper{-webkit-box-align:start;-ms-flex-align:start;align-items:flex-start}.elementor-widget-image-box.elementor-vertical-align-middle .elementor-image-box-wrapper{-webkit-box-align:center;-ms-flex-align:center;align-items:center}.elementor-widget-image-box.elementor-vertical-align-bottom .elementor-image-box-wrapper{-webkit-box-align:end;-ms-flex-align:end;align-items:flex-end}}@media (max-width:767px){.elementor-widget-image-box .elementor-image-box-img{margin-left:auto!important;margin-right:auto!important;margin-bottom:15px}}.elementor-widget-image-box .elementor-image-box-img{display:inline-block}.elementor-widget-image-box .elementor-image-box-title a{color:inherit}.elementor-widget-image-box .elementor-image-box-wrapper{text-align:center}.elementor-widget-image-box .elementor-image-box-description{margin:0}

Sobre o projeto

Em meio a Pandemia do Covid 19, nascia uma nova proposta de estímulo e enriquecimento de laços ancestrais, um edital lançado pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo – PROAC Nº 28/2020 com o título: PRIMEIRAS OBRAS DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DE GAMES NO ESTADO DE SÃO PAULO PARA PESSOA FÍSICA, daria vida a Proposta – Jogo Colaborativo em Comunidades Tupi-Guarani. Contudo, apesar de grande, esse era só o início de uma história.

of130

Embora tudo tenha começado por iniciativa dos professores Hermes Renato Hildebrand e Daniel Paz, os quais também participaram do desenvolvimento do projeto “DNA Afetivo: Kamê e Kanhru” em conjunto com comunidades indígenas Kainkang no Rio Grande do Sul/Brasil, o desenrolar desse novo projeto tomou seu próprio e original percurso.

Ainda que as tratativas e primeiros contatos tenham acontecido já no início deste edital, devido a pandemia, muitos foram os encontros online, conversas e organizações até a primeira visita física, ocorrida em fevereiro de 2022. Ubiratÿ e Itamirim, morubixabas das Aldeias Bananal e Tabaçu Reko Ypy, já vinham desenvolvendo estudos e projetos a respeito da aprendizagem em comunidade e o currículo nas escolas indígenas do litoral sul do estado de São Paulo. Os demais pesquisadores estudavam jogos digitais, infância, aprendizagem e comunidades indígenas, mas não com a vivência dos povos originários.

Nos encontramos na Escola Estadual Indígena – Aldeia Bananal – Pakowaty com o Morubixaba Ubiratÿ, que nos apresentou todo o local, a estrutura, o funcionamento, nos contou de seus estudos, do modo de aprendizagem de sua comunidade, crianças, adolescentes e adultos. Na sequência fomos até a Morubixaba Itamirim, na Aldeia Tabaçu Reko Ypy, onde nos foram apresentados dois espaços, a Ocauçu (Oca grande em tupi-guarani), um espaço destinado ao fortalecimento da aldeia e o Nhanderakoá (modo de vida em tupi-guarani). Neste segundo espaço os indígenas vivem na mata e também expressam a sua dança, seu canto e praticam seus esportes tradicionais. Ali também nos foi apresentada a escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental da comunidade.


12

A partir desse momento, optou-se por não mais conduzir o projeto e sim, se deixar direcionar pelo projeto, realmente vivenciar a experiência, ouvir ao invés de apenas falar e pressupor, e para descrever tanto, se fazem necessários mais do que o que será entregue como resultado desta pesquisa.

Aqui tornamos público para todos os que se interessarem por conhecer suas verdadeiras origens, ou ainda, a origem de um povo que prioriza a vida em suas maiores e mais ricas complexidades. Que respeita os elementos da natureza como únicos e lida até mesmo com o tempo de uma forma mais consciente.

Como entrega teremos a construção de 4 Minigames (Jogo da Memória, Jogo das duas Canoas, Jogo dos Sete Erros e Quebra Cabeça), 1 Website (Fogosagrado.eco.br) e 1 Documentário (A Construção…em Jogo Colaborativo em Comunidades tupi-guaranis). Contudo, pretende-se dar seguimento a esta tão rica troca.